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 Detonado Pokemon diamond/pearl Part2

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Hideki

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MensagemAssunto: Detonado Pokemon diamond/pearl Part2   Sab Fev 05, 2011 5:06 am

Quando derrotá-lo, ele dirá que Mars está no Lago Verity (norte da cidade Twinleaf) e irá embora. Vá no Centro Pokémon de alguma cidade e recupere seus pokémons. Então voe até sua cidade natal (Twinleaf). Saia de Twinleaf pelo norte e vá para a esquerda, você chegará naquele lugar onde você escolheu o seu pokémon inicial.



Quando entrar, verá o profº Rowan, ele dirá que você deve ajudar Lukas/Dawn, que está discutindo com Mars. Derrote os membros do Team Galactic em batalhas em dupla e vá lutar com Mars.

Mars usa:
Golbat lv.37
Bronzor lv.37
Purugly lv.39

Vencendo-a, ela dirá sobre a captura do trio lendário: Uxie, Mesprit e Azelf. Ela irá embora. O Professor dirá que é melhor ir encontrar seu rival no Acuity Lake. Lembra-se que eu pedi para que decorasse onde fica o lago Acuity? Então, use Fly até Snowpoint e siga em direção ao lago.



Ao entrar, verá membros do Team Galactic espalhados pelo lugar, depois encontrará o seu rival que acaba de lutar com Jupiter (menos um para enfrentar). Jupiter dirá que cumpriu sua missão e vai para a base secreta do Team Galactic em Veilstone. Então, voe até Veilstone.

QUARTEL GENERAL DO TEAM GALACTIC
Uma vez que chegar na cidade de Veilstone, recupere seus pokémons. Siga para à direita-norte da cidade, onde tem um prédio preto. Esse é o quartel do Team Galactic, mas a porta está trancada, fale com o membro que está do lado de fora, o mané desastrado vai acabar deixando um item cair, é uma chave (Storage Key). Lembra daquela casa onde você conseguiu o HM02-Fly? Pois é para lá que devemos ir (pra quem não lembra, é uma casa na esquerda-norte da cidade, é a Warehouse). Tem uma porta (portão metálico) aqui, aperte A para abrí-lo, então, desça as escadas.



De agora em diante terá de derrotar vários membros do team Galactic, derrote todos, e os cientistas também. O portão situado ao norte está bloqueado com outra chave, você só poderá ir à direita. Passe por dois membros do Team Galactic. Espero que tenha lembrado de ir pegando os itens que encontrar pelo caminho, eles podem ser úteis alguma hora. Suba as escadas e verá outro membro, mas ele não lutará com você, ele falará sobre os teletransportadores (círculos que estão no chão e que te teletransporta para qualquer outra parte do prédio). Siga pela escada.



Aqui tem um dos membros, derrote-o e siga no teletransportador da direita. Aparecerá num lugar onde você vai achar o TM 49. Então, volte e use o teletransportador da esquerda. Na sala seguinte, use o outro teletransportador e aparecerá numa sala com escadas. Use-a e lute com mais um membro. Ignore as escadas por enquanto e use o teletransportador dessa sala, desça as escadas, passe por um cientista e desça novamente. Finalmente encontrará um membro que não lutará com você, o TM 36 e a chave do Team Galactic. Esta chave abrirá todos os portões dentro do quartel. Retorne à sala onde pedi para ignorar as escadas, suba por elas, passe pelos membros do Team Galactic e abra o portão para pegar o TM 21. Agora saia daí e volte àquele prédio preto, o quartel do Team Galactic, pois agora você tem a chave certa.



Abra a porta do prédio preto e suba as escadas. Derrote os 2 membros e verá 3 teletransportadores: um está em uma sala com cadeiras vermelhas (ao norte) e dois à direita. Destes dois que estão à direita, o que está mais acima não nos será útil, lá não tem saída. O que está mais abaixo te levará a um Max Revive. Agora vamos ir ao teletransportador que está na sala com cadeiras vermelhas (ao norte).



Você chegará a uma sala que você poderá recuperar seus pokémons se deitar na cama. Suba as escadas e encontrará 2 membros que você deverá derrotar em uma batalha em dupla. Siga o corredor e encontrará outros 3 teletransportadores. O da direita não tem saída, portanto não use-o, o do meio você poderá encontrar um Elixir e depois use o da esquerda. Deste ponto, suba as escadas e salve o jogo, pois terá de lutar com o chefe do Team Galactic (se precisar recuperar seus pokémons, aproveite agora). Use a chave para abrir a porta e lute com ele.



Cyrus usa:
Murkrow lv.40
Sneasel lv.43
Golbat lv.40

Derrote-o e você receberá a Master Ball, a melhor pokébola no jogo. Use-a em um pokémon lendário, já que eles são difíceis de se capturar, e com a Master Ball você captura o pokémon sem ter que enfraquecê-lo e sem a chance de ele escapar. De preferência, deixe para usá-la em Cresselia ou Mesprit. Cyrus, o líder do Team Galactic, dirá que quer ser o seu parceiro e te chamará para ir ao Mt. Coronet. À direita tem 2 teletransportadores, um verde e um amarelo, use o amarelo. Você aparecerá num corredor escuro com cápsulas que contém ovos. Antes de entrar, salve mais uma vez o jogo, pois terá mais uma luta. Uma vez que entrar, verá o trio lendário e um Commander do Team Galactic.



Saturn usa:
Kadabra lv.38
Toxicroak lv.40
Bronzor lv.38

Derrote-o, então aperte o botão vermelho na máquina para libertar o trio lendário. Volte atrás e use o teletransportador verde para sair. Agora, recupere seus pokémons em um centro pokémon, prepare um estoque de Ultra balls, pois você deverá capturar um lendário (deixe para usar a Master ball em outro). Se achar que precisa de certas potions e revives, é bom trazer, pois capturar um lendário não é nada fácil. Use Fly até a cidade de Oreburgh, saia pelo norte usando sua bike.

SUBINDO O MT. CORONET
Primeiramente, certifique-se se está trazendo pokémons com as técnicas Surf, Strenght e Rock Climb. Vá até a rota 207 e entre no Mt. Coronet. Use surf aqui, no final do caminho, verá que na parede da caverna tem umas pedrinhas, como se fosse um lugar para escalada. Fique de frente para elas e use a técnica Rock Climb para escalar. Os pokémons selvagens aqui estarão do lv.36 à lv.38. Comece a explorar esta nova área agora. Recolha os itens que encontrar, você pode achar aqui o TM 80 - Rock Slide, e o Revive. Na parte de trás da caverna haverá uma abertura na parede (você só pode encontrar esta entrada se derrotou o Cyrus e o Saturn naquele prédio e ter liberado o trio lendário), entre e suba as escadas. Derrote os membros do Team Galactic que encontrar, siga seu caminho e encontrará uma saída.



Vai estar nevando, tendo aquele efeito de hail nas batalhas. Siga à direita, norte e use Rock Climb mais pra frente nas paredes para escalar. Você poderá encontrar o item Nugget numa pedra por aqui. Daqui pra frente os pokémons selvagens irão aparecer até o lv.42. Na caverna que está à direita desta área você pode encontrar itens escondidos, use o Dowsing Machine do seu Pokétch. No lado de fora tem uma carverna que está à esquerda, use Rock Climb lá e vá lutando contra os membros do Team Galactic que aparecer. Ah, se procurar bem, poderá achar Chimecho pelas cavernas. À direita desta caverna encontrará uma saída.



Siga em direção ao norte, encontre uma caverna onde você luta com 2 membros do Team Galactic. Não poderá ir muito longe, pois um membro do Team Galactic bloqueia uma passagem. Quandos todos eles saírem do Mt. Coronet, volte a esta passagem e consiga o TM 02. Do lado de fora, use Rock Climb do lado esquerdo. Se ir empurrando as pedras com Strenght, poderá evitar os matinhos. Siga caminho à esquerda e quando encontrar outra entrada para a caverna, entre. Passe por mais alguns membros e quando encontrar a próxima saída, salve antes de passar por ela. Prepare-se, em breve terá de lutar com o lendário guardião da versão que você joga.



Agora você está nas ruínas do Mt. Coronet (Spear Pillar). Derrote os membros que estão guardando a entrada com uma batalha em dupla, então salve o jogo e siga adiante. Você vai ver Mars, Jupiter e Cyrus. Cyrus irá despertar Dialga/Palkia, o lendário que ele irá despertar será de acordo com a versão que você está jogando. Aprecie a cena. Sempre que possível salve o jogo.







Mars e Jupiter virão lutar com você numa batalha em dupla, seu rival lutará ao seu lado para ajudá-lo.

Jupiter e Mars irão usar:
Bronzor lv.41
Purugly lv.45
Golbat lv.42
Bronzor lv.41
Skuntank lv. 46
Golbat lv.41

Seu rival lutará ao seu lado, os pokémons que ele está agora são esses:

Se você escolheu Piplup:
Staraptor lv.40
Munchlax lv.40
Heracross lv.42
Buizel lv.41
Ponyta lv.41
Torterra lv.43 Se você escolheu Turtwig:
Staraptor lv.40
Munchlax lv.40
Heracross lv.42
Buizel lv.41
Roselia lv.41
Infernape lv.43 Se você escolheu Chimchar:
Staraptor lv.40
Munchlax lv.40
Heracross lv.42
Roselia lv.41
Ponyta lv.41
Empoleon lv.43

Depois de derrotá-las, seu rival irá recuperar seus pokémons e irá embora. Então, chegou a hora da batalha final contra o Team Galactic, contra o líder Cyrus.

Cyrus usa:
Honchkrow lv.45
Gyarados lv.45
Weavile lv.48
Crobat lv.46

Cyrus usará o poder de Dialga/Palkia para destruir o tempo/espaço do mundo, mas antes de fazê-lo, o trio lendário chegará e anulará os poderes do guardião. Lukas/Dawn e Profº Rowan irão pedir para que você derrote/capture Dialga/Palkia para poder salvar o mundo. Nesse instante, salve o jogo, pois, o 1º passo que você der, começará a batalha contra o lendário guardião, que está no lv.47.





Depois da batalha, o professor e Lukas/Dawn irão te parabenizar por sua vitória. Lukas/Dawn irá te levar de volta à entrada das ruínas. Volte ali no local onde estava Dialga/Palkia e ache o item Adamant Orb/Lustrous Orb, que quando equipado ao guardião, aumenta seu poder. Agora finalmente poderá encontrar o trio lendário se quiser capturá-los, saiba como no fim do detonado. Use o Fly seguindo em direção ao lago Valor, iremos atravessar a rota 222.

Ao lado às casas tem um caminho à direita do lago Valor, antes um homem bloqueava a passagem, mas agora já poderá passar. Na rota 222 é possível encontrar Chatot pelos matinhos. Tem vários treinadores aqui, lute com todos, pois a batalha do último ginásio e da Elite 4 se aproxima e você deve ter pokémons com levels mais elevados. Fale com todos os Pikachus numa casa aqui. O guarda só luta à noite. Explore a rota por completo, pegue os itens, a saída está mais a direita o possível. Chegará na cidade do último ginásio.

A CIDADE SUNYSHORE
Ao entrar na cidade, Flint (um membro da Elite 4) virá e falará sobre a Elite 4 e o líder desta cidade. No momento o ginásio está bloqueado. Ao norte do Centro Pokémon e do Mart da cidade tem uma loja onde você pode comprar adesivos para a colocar em suas pokébolas.



Ao norte desta cidade tem uma praia onde você encontrará Jasmine, uma antiga líder de ginásio, das versões de Gold/Silver/Crystal. Ela dirá que o líder desta cidade está no farol (Lighthouse). Suba a ponte, na parte esquerda-sul tem uma Thunder Stone. Numa casa você pode receber novas funções do Pokétch mostrando o pokémon com a Nature que é pedida. Entre na Lighthouse, encontrará o líder, fale com ele e ele voltará ao ginásio. Vá até o ginásio, mas Flint estará bloqueando. Fale com ele que ele te deixará entrar.



Espero que seus pokémons estejam acima do lv.50, neste ponto do jogo já deveriam ter passado desse level. Os ataques aqui baseiam-se no tipo elétrico, mas os pokémons aqui não são todos elétricos. O próprio líder tem um tipo normal e água, mas mesmo assim eles têm golpes elétricos, portanto, traga um pokémon do tipo terra para não ser afetado por golpes elétricos, um tipo terra pode ser de grande ajuda nas batalhas.



Neste ginásio tem engrenagens que giram conforme você pisa nos botões. Elas giram em torno de 90º e 180º, mas isso vai depender da cor do botão que você pisar. Tem 7 treinadores no ginásio e você terá que derrotar todos antes de enfrentar o líder. Eles tem 1 ou 2 pokémons cada treinador, todos possuem golpes elétricos, ainda que alguns não sejam do tipo elétrico. Faça seu caminho até o líder, esteja preparado para enfrentá-lo.

Volkner usa:
Raichu lv.46
Ambipom lv.47
Luxray lv.49
Octillery lv.48

Saia do ginásio e recupere o seus pokémons. Agora você tem todas as 8 insígneas. Volte lá onde estava Jasmine, fale com ela, ela verá sua insígnea e te dará o HM 07 - Waterfall. Ensine-o a um de seus pokémons pois vamos usá-lo agora mesmo. Antes de seguir em frente, vamos ir para alguns lugares que até então não eram possíveis ir porque você precisava da técnica waterfall.



EXPLORANDO SINNOH COM WATERFALL
Visitar as áreas a seguir é opcional, mas tem algumas áreas que podemos acessar agora que temos waterfall, se quiser, pode visitá-las:

- Use surf e depois waterfall nas rotas 208 e 210, lá encontrará itens. Nade até ver uma cachoeira, fique de frente pra ela e aperte A, seu pokémon com a técnica do Waterfall fará você subir a cachoeira
- Lembra quando você estava subindo o Mt.Coronet e tinha passado por um lugar com uma cachoeira? Vá para lá, use waterfall e suba a cacheira e encontre o item na pedra

Pronto! Vamos a parte para prosseguir a jornada: Volte ao lugar onde estava Jasmine e, tendo um pokémon que saiba usar Waterfall, já podemos surfar nesta rota 223 e seguirmos em direção a Victory Road. Na rota 223, basta seguir caminho em direção ao norte. Lute com todos os treinadores, pegue todos os itens, a liga pokémon está próxima e é preciso que se esteja preparado. Todos os treinadores desta rota tem pokémons de água. No fim estará uma cachoeira, use a técnica do Waterfall e suba. Recupere seus pokémons no Centro Pokémon que existe aqui. Prepare-se para entrar na maior caverna do jogo, a Victory Road!

VICTORY ROAD
Esta é a última caverna que te leva ao desafio final da liga: a Elite 4. Nela haverá muitos treinadores, e você precisará das técnicas Rock Climb, Strenght, Rock Smash, Surf e Waterfall, portanto, prepare seus pokémons (calma, você não precisará de Cut, Fly e Defog dentro da caverna). Se quiser treinar seus pokémons, sugiro que treine agora, no começo da caverna, para aproveitar que tem um Centro Pokémon aqui do lado de fora da caverna, e quando precisar recuperar seus pokémons é só voltar ao Centro. Quando achar que seus pokémons estão num level bom, prossiga caminho na caverna. Você poderá encontrar Onix e até Steelix selvagens aqui.

Recolha os itens que encontrar pelo caminho, alguns deles podem ser úteis quando você for lutar contra a Elite 4. Explore bem a caverna, é bom que seus pokémons vá subindo levels, por isso lute com todos os treinadores (lembe-se que eles vão te dar dinheiro se derrotá-los, e é bom se precisar de comprar itens para enfrentar a Elite 4). Você ficará um bom tempo aqui, tenha paciência, fique esperto quando tiver que usar sua bike. Depois que conseguir atravessá-la, basta sair.



Você terá que subir mais uma cachoeira e verá a torre da liga. Entre. Vá direto recuperar seus pokémons, ponha a sua melhor equipe de pokémons, então salve o jogo. Tem um cara bloqueando uma porta, aproxime-se dele e seu rival virá e te desafiará. É a sua última batalha contra ele, seus pokémons já estão todos no último estágio.

Esteja preparado, pois agora ele tem:

Se você escolheu Piplup:
Staraptor lv.48
Snorlax lv.51
Heracross lv.50
Floatzel lv.49
Rapidash lv.49
Torterra lv.53 Se você escolheu Turtwig:
Staraptor lv.48
Snorlax lv.51
Heracross lv.50
Floatzel lv.49
Roserade lv.49
Infernape lv.53 Se você escolheu Chimchar:
Staraptor lv.48
Snorlax lv.51
Heracross lv.50
Roserade lv.49
Rapidash lv.49
Empoleon lv.53

Quando derrotá-lo, poderá falar com o cara que bloqueia a entrada. Mas antes verifique se está com os pokémons certos para usar contra a Elite 4, veja também se não precisa de mais algum item para usar durante e entre as batalhas. Uma vez que entrar, não poderá voltar pro Centro e recuperar seus pokémons, portanto, leve itens de recuperação, como Max Potion e Full Restore, e recupere seus pokémons antes de entrar. Quando se achar preparado, salve o jogo, fale com o cara que bloqueia a entrada e ele te deixará passar.

A ELITE 4
Ao entrar, não poderá voltar. A única opção agora é derrotar os membros da Elite 4. Lembre-se que você pode usar itens de recuperação durante as batalhas e entre as batalhas de um membro de Elite para o outro.



O primeiro é Aaron, especialista em pokémons insetos, prepare seus golpes de fogo, gelo, pedra ou voador para a batalha, para o Drapion, é melhor um golpe do tipo terra, para o Heracross, use tipo voador.

Aaron usa:
Dustox lv.53
Drapion lv.57
Vespiquen lv.54
Heracross lv.54
Beautifly lv.53

A próxima é Bertha, seu time baseia-se em pokémons de terra, mas que são mistos com tipo água e pedra. Golpes de água são bons aqui, contra Quagsire e Whiscash, é melhor um tipo planta, lembre-se que elétricos não vão afetá-los. Fique esperto, ela tem golpes como dig, earthquake e fissure, nem pense em usar um tipo elétrico ou fogo contra ela.

Bertha usa:
Quagsire lv.55
Hippowdon lv.59
Golem lv.56
Whiscash lv.55
Sudowoodo lv.56

Chegou a vez de Flint, ele é aquele cara que encontramos em Sunyshore. Seu elemento é fogo, mas alguns de seus pokémons não são do tipo fogo. Golpes de água são bons, para Drifblim use golpes elétricos ou de gelo, para ter vantagem contra Lopunny, golpe lutador.

Flint usa:
Rapidash lv.58
Infernape lv.61
Steelix lv.57
Drifblim lv.58
Lopunny lv.57

O seguinte é Lucian, seus pokémons são do tipo psíquico, o que pode tornar a batalha muito chata. Se tiver golpes noturno ou fantasma e quiser tentar usá-los para obter alguma vantagem, pode tentar. Aviso que o Mr. Mime tem um golpe elétrico, Medicham tem os socos fogo, gelo e trovão, Bronzong tem golpe de terra e o Alakazam sabe usar Recover.

Lucian usa:
Mr. Mime lv.59
Medicham lv.60
Alakazam lv.60
Bronzong lv.63
Girafarig lv.59

Antes de passar pela porta, procure deixar seus pokémons com o máximo de HP. A última é a campeã de Elite, ela é nada mais nada menos que Cynthia, aquela mulher que você encontrava várias vezes pela jornada. Assim que entrar você andará diretamente até ela, por isso que era melhor usar um item de recuperação (se necessário) antes de passar pela porta. Ela é bem difícil de ser derrotada, pois seus pokémons são de vários tipos e usam golpes bem variados.

Milotic, Lucario e Roserade serão os grandes problemas aqui. Nesta batalha você precisará de golpes elétricos, voadores ou de fogo e golpes de gelo ou água (bem, espero que sua equipe tenha golpes de tipos bem variados). Veja bem os pokémons que ela usa para saber que golpes usar contra ela. Cuidado, pois você pode ser surpreendido por algum golpe inesperado dela!

Cynthia usa:
Spiritomb lv.61
Gastrodon lv.60
Milotic lv.63
Garchomp lv.66
Lucario lv.63
Roserade lv.60

Derrotando-a, Profº Rowan chegará, e junto com Cynthia, te levarão a Hall of Fame, e você é o campeão! Parabéns, você venceu a liga! Mas ainda tem algumas coisinhas extras a fazer, não pense que acabou não. Espere passar os créditos do jogo. Então, escolha a opção continue do seu jogo.

A CONTINUAÇÃO DO JOGO
Você irá aparecer em seu quarto (sempre depois que você derrota a Elite 4 você aparece em seu quarto). Desça e sua mãe irá dizer que seu rival pegou um barco na cidade de Snowpoint... bom, por enquanto isso não importa. Antes de mais nada é importante obter a National Dex.

CONSEGUINDO A NATIONAL DEX
National Dex é uma Pokédex que guarda informações de todos os pokémons de todas as gerações. Ela é importante para fazer algumas coisas, por isso, tente conseguí-la para poder te ajudar a zerar o jogo. É preciso, primeiro, ter derrotado a Elite 4. Depois, ter a Sinnoh Dex completa. É preciso ter visto os 150 pokémons daquela Pokedéx que você recebeu do Profº Rowan no início da jornada. Não é necessário ter visto o Manaphy. Atenção: você só precisa vê-los, não tem a necessidade de capturar todos os 150.

Você deve estar se perguntando: "Eu jogo Diamond (/Pearl), como vou fazer para ver o Palkia (/Dialga)?". É fácil. Depois que derrotar a Elite 4, vá à casa no norte da cidade Celestic e fale com a velha, ela te mostrará a foto do lendário e ele será adicionado à sua Pokédex. Feito isso, a sua Sinnoh Dex estará completa. Se ainda não estiver é porque você deixou de fazer alguma coisa durante a jornada. Certifique-se de qual pokémon você precisa ver e vá atrás dele, te desejo boa sorte. Se você viu vários pokémons selvagens e lutou com todos os treinadores no decorrer do jogo, é provável que depois de ver a foto do lendário a sua Sinnoh Dex já esteja completa. É, quem passava pelos lugares tentando evitar ao máximo os treindores agora se deu mal.



Depois de ter visto os 150 pokémons, volte à cidade Sandgem e fale com o Profº Rowan. Ele irá ver que você completou a Pokédex. Então chegará o Profº Oak (da região de Kanto) e te entregará a National Dex! Depois ele só irá falar das coisas novas que você poderá fazer agora com a National Dex. Assim que ele for embora, o Profº Rowan irá te dar o Poké Radar. Esse item serve para localizar pokémons nos matinhos. Tem pokémons que só aparecem numa área usando-se o Poké Radar.

Para usar o Poké Radar, fique no matinho (você não pode estar usando a bike nesse momento) e use-o. Uns matinhos começarão a mexer, ande sobre eles e aparecerá um pokémon, que pode ser um novo da área. Derrote-o ou capture-o, o Poké Radar ainda estará funcionando, mas se você fugir da batalha, só poderá usá-lo novamente após dar 50 passos. Também é possível achar pokémon shiny através do Poké Radar, muitíssimo raramente, nessa ocasião, o matinho ficará colorido.

POKÉMONS ESPECIAIS
Happiny: um homem na saída de Hearthome te dá um ovo dela se você estiver com um espaço vago em sua equipe.
Riolu: Riley te dá um ovo dele se você ajudá-lo na Iron Island, veja mais no nosso guia da Iron Island.
Eevee: assim que tiver a National Dex, vá até a casa de Bebe (perto do PokéCenter) em Hearthome com um espaço vago na sua equipe e ela te dará um Eevee lv.5.
Drifloon: assim que derrotar Mars no Valley Windworks, irá aparecer um aqui sempre quando for sexta-feira.
Spiritomb: use um Odd Keystone na Spirit Tower na rota 209 e fale com 32 pessoas no underground de Sinnoh, sem contar os hikers que te dão itens, volte à Spirit Tower, agora ela é Hallowed Tower, lá você pode capturá-lo (método não confirmado).
Rotom: assim que tiver a National Dex, vá ao Old Chateau na parte de trás da Eterna Forest entre 22:00 e 4:00, veja mais no nosso guia do Old Chateau



ÁRVORES PARA SE USAR O MEL
Você deve ter notado que, durante a jornada, você encontra itens chamados Honey (mel). Estes itens podem ser usados num certo tipo de árvore, para que mais tarde, apareçam algum pokémon nela. Use o Honey na árvore e espere por mais ou menos de 9 à 12 horas. A árvore começará a chacoalhar. Examine a árvore e um pokémon selvagem aparecerá. Uma dica: salve o jogo antes de examinar a árvore. O pokémon que estiver na árvore não mudará se você depois desligar o jogo, mas o level e o sexo dele poderá mudar se você voltar do lugar onde salvou. Estes são os pokémons que aparecem nas árvores:


Wurmple
Combee
Burmy
Cherubi
Silcoon (somente em Diamond)
Cascoon (somente em Pearl)
Aipom (raramente)
Heracross (raramente)
Munchlax (muito raramente)



Os pokémons poderão aparecer entre os levels 5 e 14. É possível que alguns desses pokémons (principalmente Munchlax) apareçam só em árvores específicas. Se você demorar muito tempo pra voltar até a árvore (+ que 12 horas), o pokémon comerá todo o mel e irá embora.

ÁREAS OPICIONAIS, LENDÁRIOS E PÓS-JOGO
Agora que você obteve a National Dex, muitas áreas tornaram-se acessíveis para você. Algumas delas que estão a seguir podem ser acessadas ainda antes da batalha com Elite 4. Vamos a elas!

O TRIO LENDÁRIO
O trio lendário, assim como nas versões antigas, podem ser capturados ainda antes de enfrentar a Elite 4. Em Diamond/Pearl, o trio de lendários são todos do mesmo tipo (psíquico). Eles são liberados assim que você enfrentar Dialga/Palkia. Com a libertação deles, os TMs dos golpes Thunder, Blizzard e Fire Blast poderão ser encontrados. Traga muitas Ultra balls para tentar capturá-los.

AZELF
Ele está no Lake Valor. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM 25. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.



MESPRIT
Ele está no Lake Verity. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM 38. Ao encontrá-lo na caverna irá embora, e de agora em diante, ele poderá aparecer pelos matinhos do continente, assim como Latias, Latios e os cães lendários nas versões anteriores. Ele também pode aparecer quando estiver usando surf. Quando encontrá-lo, só dará tempo de atacar uma vez que ele irá fugir, e das próximas vezes que encontrá-lo, ele estará com o dano que você deixou da última batalha. Se você tem um pokémon que tem a habilidade que faz previnir que o pokémon escape da batalha, é bom usá-lo. Usar golpes que o deixe dormindo pode te dar umas rodadas até que ele acorde. Ele está no lv.50. Pode ser localizado pelo mapa do Pokétch (Marking Map) que o profº Rowan te fala.



UXIE
Ele está no Lake Acuity. Por aqui estará o TM 14. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.



OLD CHATEAU
Esta área poderá ser acessada logo após atravessar o Cycling Road pela 1ª vez. Vá até a Eterna Forest e lá procure por algum lugar que, quando você usar Cut, consiga encontrar o Old Chateau. Dentro, poderá encontrar Gastlys lv.12-16 e alguns itens. Mas este lugar fica mais interessante assm que conseguir a National Dex.



Tendo a National Dex, volte aqui à noite, entre 22:00 e 4:00, de acordo com o horário de seu Pokétch. Fale com Gardenia do lado de fora e vá investigar a TV que tem lá dentro. Você terá a chance de encontrar um Rotom lv.15. Ele é do tipo fantasma/elétrico.

IRON ISLAND
Você poderá ir à Iron Island pegando o barco na cidade Canalave. Vá até o porto e de lá, peça para o marinheiro te levar lá. Esteja carregando no máximo 5 pokémons, precisará deste espaço vago na sua equipe. Fique tranqüilo pois não precisará da técnica de nenhum HM lá. Quando chegar verá uma casa isolada a ilha, entre, a casa está vazia, siga para a caverna.



Tem treinadores para batalhar e itens a serem pegos por aqui. Em um lugar pode até ser encontrado Steelix. Quando entrar, siga pelas escadas da esquerda, veja o que tem por lá, volte e siga pelas escadas da direita. Explore tudo por aqui, depois siga até encontrar um treinador chamado Riley, ele pedirá sua ajuda para chegar até o andar mais baixo. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, ele tem um Lucario lv.34. Hehe! Além de ele se vestir como o herói do filme do Lucario, o pokémon que ele usa é o Lucario.

Riley lutará ao seu lado comLucario lv.34

Siga caminho lutando com os treinadores e pegando os itens, até encontrar 2 membros do Team Galactic, derrote-os e como agradecimento, Riley lhe dará um ovo (se você estiver com um lugar vago na sua equipe), deste ovo nascerá Riolu, a pré-evolução de Lucario. Lembrando que ele nasce no lv.1 e que ele só evolui por felicidade e de dia.

FULL MOON ISLAND E CRESSELIA
Você só poderá encontrá-la assim que conseguir a National Dex. Tem uma família na cidade Canalave numa casa que está acima do porto, fale com eles, tem um menino doente que só pode ser curado com a Lunar Wing, guardada por Cresselia. Depois de falar com eles, fale com o cara que te leva de barco (que se revela ser o pai do menino doente), e você irá até a Full Moon Island. Lá, encontrará Cresselia, mas ela voará, deixando cair a Lunar Wing, e você poderá encontrá-la nos matinhos do continente, assim como Mesprit.



É uma boa usar a Master ball contra ela, já que você encontra ela no matinho sem saber quando. Em lendários que ficam parados, esperando que você batalhe, nestes é melhor usar Ultra Ball, assim você poderá salvar antes da batalha, e caso não capture, poderá voltar de onde salvou. Cresselia está no lv.50, pode ser localizada pelo mapa do Pokétch. Depois de capturar Cresselia, volte para ver o menino doente em Canalave, e ele estará curado. Verifique se Byron está em uma das casas em Canalave, você pode receber o Metal Coat dele.

SOLACEON RUINS
Aqui é onde você poderá encontrar os Unowns lv.14-25, cada um desses pokémons representa uma letra do alfabeto. Quando entrar, na parede, tem uma mensagem na linguagem dos Unowns, ela diz a direção que você deve ir. Saia pelo norte-direito e fale com o menino. Depois saia pelo sul-esquerdo. Lute com um treinador aqui, depois faça seu caminho pelo norte-direito. Daqui, siga pelo norte-esquerdo. Saia pelo norte-esquerdo de novo. Por fim, use a saída do sul-esquerdo e estará numa sala onde poderá recolher os itens.



FUEGO IRONWORKS
Este lugar pode ser acessado assim que você derrotar a líder de ginásio Fantina. Você encontra este lugar usando surf na rota 205. Do lado de fora você pode encontrar pokémons selvagens. Dentro tem alguns treinadores e itens. Tem umas setas no chão que, quando pisadas, te arrasta para a direção que elas apontam, assim como no ginásio de Giovanni nas versões FireRed/LeafGreen e o ginásio de Tate e Liza em Ruby/Sapphire. Não é muito complicado, basta prestar atenção na direção em que as setas apontam. Apenas certifique-se de ter falado com todos e pegado todos os itens, pois um deles é o TM 35 - Flamethrower!



WAYWARD CAVE
Esta caverna fica situada na rota 206, assim que atravessar a Cycling Road já é possível chegar nela. Lá dentro é tudo escuro, de forma que sua visão fique limitada a um passo de distância. Os jogadores das versões anteriores que pensaram que estavam livres de ter que usar o Flash nessas versões, se enganaram. Em Diamond e Pearl é possível usar Flash fora das batalhas sim! Assim como o Dig, é um TM que funciona como HM. Ele é o TM 70, que pode ser encontrado dentro da Oreburgh Gate, depois de se usar Rock Smash. Verifique se você já tem ele. Senão, também é possível comprar um no Veilstone Department Store.



Se você quiser tentar atravessar a caverna mesmo sem Flash, já vou avisando que a travessia é difícil porque haverão batalhas em dupla. Traga um pokémon que saiba usar Rock Smash. Para usar iluminar a caverna, basta fazer o seu pokemon usar Flash e sua visibilidade melhorará. Procure pelos itens na caverna. Aqui, encontre uma treinadora pokémon chamada Mira, ela pedirá sua ajuda para leva-la até a saída da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Kadabra lv.18.

Mira lutará ao seu lado comKadabra lv.18

Você não poderá usar o Escape Rope ou o Dig para leva-la à saída da caverna, portanto, lembre-se do caminho de volta. Assim como todo treinador que te segue para fazer batalhas em dupla, seus pokémons serão recuperados depois de cada batalha. Batalhe à vontade, já que seus pokémons serão recuperados depois de cada batalha. Apenas leve Mira até a saída da caverna. É bom ajudar essas pessoas, porque depois você pode revê-las no Battle Tower no fim do jogo, e elas te ajudarão em batalhas em dupla, se escolher esta opção no Battle Tower. Saiba mais pra frente no guia do Battle Tower.



De volta a rota 206, siga o caminho com matinho que tem à esquerda da entrada da Wayward Cave. Passe por debaixo da ponte que é da Cycling Road e prossiga caminho em direção ao norte, até você encontrar uma outra entrada da Wayward Cave. Essa entrada fica debaixo da ponte e não dá para vê-la. Na figura acima eu destaquei o personagem para você saber o local exato da entrada. Aqui não será necessário o uso de Flash, mas precisará da técnica Strength, que só é possível usar depois de ter a 6ª insígnea. Neste lugar é possível encontrar o pokémon Gible lv.15-17, do tipo dragão/terra, ele é assim com Dratini e Bagon. Nesta parte da caverna você encontra alguns itens, e terá que fazer várias manobras com a velocidade de sua bike para seguir adiante (mudando a velocidade da bike enquanto pula as "lombadas" e tendo que virar a bike rapidamente quando o espaço é curto para tomar impulso). O bom nisso tudo é que no final você encontra escondido o TM 26 - Earthquake!

POKÉMON MANSION & TROPHY GARDEN
Este lugar torna-se acessível depois de ter visto seu rival saindo ao sul de Hearthome seguindo em direção a rota 212. A Mansão Pokémon está localizada na própria rota 212. Aqui tem mulheres bloqueando a entrada de duas salas, nas outras você pode conseguir itens! Procure pelos itens, olhe no lixo, fale com as pessoas, encontre o Mr. Backlot.



Tem uma porta que te leva para fora da mansão. Você chegará à Trophy Garden, aqui você pode encontrar Pichu e Pikachu. Depois de ter conseguido a National Dex, você pode voltar aqui e falar com o Mr. Backlot todos os dias para ter um novo pokémon a ser encontrado na Trophy Garden. Depois de ter dois pokémons adicionais na Trophy Garden, na 3ª vez que você for falar com ele, ele irá substituir o primeiro pokémon adicional, e assim sucessivamente.

Aqui tem alguns pokémons que, ao falar com ele, ele poderá adicionar na Trophy Garden: Meowth, Jigglypuff, Clefairy, Chansey, Eevee, Porygon, Marill, Castform, Plusle, Minun, Bonsly, Mime Jr., Happiny, Cleffa, Igglybuff, Azurill; e aparecem entre os levels 16-19.

A ROTA 224
Assim que você tiver derrotado a Elite 4, você poderá chegar aqui. Será preciso ter obtido a National Dex. Use Fly e voe até a Pokémon League (norte da Victory Road). Desça a cachoeira e entre na Victory Road. Tenha certeza de que está trazendo um pokémon com a técnica do Defog. Após entrar, desça e use Rock Climb para descer a parede escalando.



Siga para a esquerda e depois para o norte, suba as escadas que estão perto de um velho. Siga caminho, entre numa entrada que tem ali e siga até encontrar uma garota (é aqui que precisa usar Defog). Esta garota é uma treinadora pokémon chamada Marley, ela pedirá sua ajuda para atravessar esta parte da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Arcanine lv.57.

Marley lutará ao seu lado comArcanine lv.57

Nada demais, será como as outras pessoas que te pedem para fazer batalhas em dupla ao seu lado, seus pokémons são recuperados após as batalhas. Não espere muito por ela, como sempre, você terá que fazer quase tudo sozinho. Você terá que enfrentar alguns treinadores por aqui. Quando saírem, você então poderá explorar a rota 224. Bom, só explorar mesmo. No final dela tem uma pedra branca, com o item Oak’s Letter você poderá chegar até o lendário Shaymin, saiba mais no guia de captura dele.



SPRING PATH, TURNBACK CAVE E GIRATINA
Outro lendário que só dá para encontrar tendo a National Dex. Traga pokémons que tenham Rock Climb, Rock Smash e Defog, Ultra balls ou outras de sua preferênia. Vá à rota 214, verá que abriu-se uma nova área à direita da rota, chamada Spring Path. Os pokémons selvagens aqui estão nos lvs.52-54. Vá escalando com Rock Climb até achar uma caverna, a Turnback Cave. Na caverna, cada "sala" que você entrar haverá "portas" nos quatro cantos dela. Você deve ir arriscando uma porta e ir passando por várias salas até encontrar Giratina.



Se você entrar numa sala e voltar pela porta que entrou, voltará à 1ª sala da entrada da caverna. Você pode entrar numa sala com pedras de Rock Smash, preste atenção na posição delas, se notar alguma irregularidade, pode descobrir a porta certa a se passar. Também tem salas com pilares que têm números, o nº de cima de cada pilar indica por quantos pilares você já passou e o nº de baixo de cada pilar indica por quantas salas você já passou. Você deve enontrar Giratina antes de passar por 30 salas. Quando você passar pelo 3º pilar, qualquer porta que escolher vai dar em Giratina. Te desejo boa sorte para chegar nele.

Giratina estará no lv.70. Salve ante de lutar com ele. Lembre-se que se atacá-lo com golpes do tipo normal ou lutador, não irá afetá-lo. Para ter vantagem, melhor golpes de gelo. Para ter resistência, melhor um tipo normal/voador, mas que não use golpes normais nem lutadores.



AMITY SQUARE
Na cidade de Hearthome tem um lugar chamado Amity Square, onde você pode encontrar alguns itens bons. Não tem nada demais, mas é interessante ir lá. Para entrar lá, é preciso estar carregando um pokémon, vamos dizer assim, "bunitinhu", que deve ser um destes listados abaixo:

Pikachu
Clefairy
Psyduck
Pachirisu
Happiny
Buneary
Drifloon
Jigglypuff (depois de ter National Dex)
Torchic (depois de ter National Dex)
Skitty (depois de ter National Dex)
Shroomish (depois de ter National Dex)

Quando entrar, você deixará seus demais pokémons na recepção e o seu pokémon (que for um destes listados acima) irá te acompanhar fora da pokébola. Quem já jogou Pokémon Yellow deve lembrar com o Pikachu podia te seguir fora da pokébola. Você pode virar-se de frente para seu pokémon e apertar A para ver como ele está. Por este lugar é possível achar TM 45, TM 43, Amulet Coin, Spooky Plate.



PASTORIA GREAT MARSH GAME (SAFARI ZONE)
Pode ser acessado logo que estiver na cidade de Pastoria. A entrada fica no extremo norte da cidade. Como nas versões anteriores, é preciso pagar $500 para entrar e você recebe 30 Safari balls para capturar pokémons à vontade lá dentro, sem ter que batalhar com eles. Depois de dar 500 passos, ou depois de acabar seu estoque de Safari balls, você será forçado a sair do Safari e terá que pagar para entrar de novo. Quando isso acontece, dizemos que acabou seu tempo no Safari Zone. No andar de cima da entrada tem uns binóculos que servem para você descobrir onde está tal pokémon, se pagar $100.



Você poderá encontrar alguns itens por aqui e diversos pokémons, dependendo da área em que estiver. Poderão aparecer do lv.20 à 26. Os mais comuns são: Wooper, Quagsire, Bidoof, Bibarel, Budew, Starly, Hoothoot e Noctowl à noite, Azurill, Marill e Psyduck. Tem aqueles mais raros de aparecer, que são Staravia, Golduck, Roselia, Carnivine, Skorupi, Drapion, Croagunk e Toxicroak. Se encontrá-los, te desejo boa sorte para capturá-los. Você pode acessar qualquer uma das 6 áreas do Safari indo de trem. Uma dica: quando você encontrar pokémons como Carnivine e Croagunk e eles fugirem, fique na área que estiver e tente encontrá-los de novo. Se estiver querendo pescar, o melhor pokémon que tem aí é o Gyarados, é possível achar Barboach e Whiscash.



Após ter a National Dex, você pode voltar aqui e ter a chance de encontrar pokémons diferentes, das regiões de Kanto, Johto e Hoenn, como Paras, Kangakhan, Yanma, Shroomish, Gulpin, Tropius e Carvanha pescando.

PAL PARK
O Pal Park é onde você pode transferir seus pokémons dos jogos de GBA para as versões Diamond ou Pearl. Assim que você puder usar o surf fora das batalhas, este lugar se tornará acessível. Ao sul da cidade de Sandgem tem uma praia, use surf e você pode acessar as rotas 219, 220 e 221, que vão dar no Pal Park. Venha aqui quando já tiver a National Dex.



Com a National Dex, entre e o Profº Oak dirá que você poderá transferir pokémons de Kanto ou Hoenn para o Pal Park. Ele te dará uma nova função para o seu Pokétch, Trainer Counter, que mostra os 3 pokémons mais vistos com o Poké Radar. Você poderá transferir 6 pokémons por vez para o Pal Park, para transferir mais, é preciso esperar 24 horas. E não adianta adiantar 24 horas no relógio, pois acabará tendoque esperar outras 24 horas. Você terá que capturar os 6 pokémons que foram tranferidos no Pal Park.

Para fazer isso, é preciso inserir o Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed ou LeafGreen no slot de GBA de seu Nintendo DS. Abra seu jogo de Diamond ou Pearl e no menu de entrada (Continue, New Game, ...) você verá uma nova opção chamada "Migrate from [nome do jogo]". Selecione essa opção e você poderá escolher 6 pokémons de seu jogo de GBA. Os pokémons escolhidos não podem ter nenhum golpe de HM, se algum tiver, é melhor que antes você passe no Move Deleter do jogo. Quando selecionar os 6 pokémons aparecerá uma pergunta dizendo se você quer transferir seus pokémons PERMANENTEMENTE de seu jogo de GBA para seu jogo de Diamond ou Pearl. Esteja ciente de que seus pokémons não poderão ser trocados de volta se fazer isso. Respondendo que sim, seu pokémon será transferido para seu jogo de Diamond ou Pearl.

Agora volte no menu de entrada e dê Continue. Abra seu jogo salvo e vá ao Pal Park. O recepcionista perguntará se você quer tentar capturar os pokémons transferidos, diga sim e receba 6 Park balls. Atenção: se você tranferiu algum pokémon de água, é melhor que mantenha seu pokémon que tenha surf na equipe. Conseguindo capturar os 6 pokémons lá dentro (basta atirar a Park ball que ele é capturado automaticamente), você poderá ganhar um item, responda sim e seus pokémons são transferidos para o PC. Dependendo do pokémon que estiver no Pal Park, a área que ele aparece varia. Por exemplo: pokémons de água podem aparecer na água usando surf, os insetos na floresta, pokémons de pedra na área rochosa, etc.





SNOWPOINT TEMPLE E REGIGIGAS
Snowpoint Temple é o templo ao norte da cidade Snowpoint. Ao se aproximar dele, a guardiã do templo irá te parar. Se já tiver a National Dex, Candice virá e irá liberar sua passagem. Lá dentro haverá gelo para você se deslizar e itens a serem pegos.



Para encontrar Regigigas, basta ir até as profundezas das ruínas, mas ele está adormecido. Para despertá-lo, basta transferir de suas versões de Game Boy Advance, os lendários Regirock, Regice e Registeel usando o Pal Park. Tendo o trio lendário de Hoenn em sua equipe, volte ao templo e poderá falar com Regigigas, salve antes de falar com ele! Ele está no lv.70, com uns golpes bons, tome cuidado para não ser derrotado e não derrotá-lo, fique alguns turnos enfraquecendo e incapacitando-o, para depois jogar Ultra balls.



A BATTLE ZONE
A Battle Zone (Northeast Island) é uma grande ilha no topo direito do mapa. É o lugar mais interessante de se ir depois de derrotar a Elite 4 e receber a National Dex. Lá você encontrará treinadores com a maioria dos pokémons lv.50-60 e muitos pokémons das gerações anteriores. Lembra quando sua mãe tinha dito que seu rival pegou um barco em Snowpoint? Pois é isso que você deve fazer agora!

FIGHT AREA
Pegue o navio em Snowpoint e vá à Battle Zone. Você encontrará seu rival lá e uma outra pessoa de cabelo vermelho que vão à Battle Tower. Essa Fight Area nada mais é que um ponto de partida para os demais lugares da Battle Zone. Tem uma velha no PokéMart que te dá Scope Lens. Vá para o norte-esquerdo da área, perto da entrada da rota 225. Fale com o pescador aqui e responda sim e finalmente receberá a Super Rod, a melhor vara de pescar. Para a esquerda tem a saída para a rota 225. À direita da área tem a saída para o Battle Park e para a rota 230. Temos que escolher uma ordem, vamos conhecer primeiro o Battle Park indo pelo norte direito.



BATTLE PARK
Quando for entrar, todos que estiverem lá dentro irão olhar para você e vão dizer que você precisa de um Point Card para prosseguir (cena já conhecida dos jogadores de Emerald, pois é o mesmo que acontece ao entrar na Battle Frontier). Você receberá o Point Card e poderá entrar no Battle Park. Aqui é onde fica a Battle Tower destas versões. Na Battle Tower você ganha Battle Points (BP) que você pode trocar por itens. Você vê seus BPs no Point Card.





No sul esquerdo da área você encontra Razor Fang. Na parte do norte fica o lugar onde você pode trocar seus BPs por itens (tem até Rare Candy). Seguindo mais para o norte estará a Battle Tower. Um cara loiro, parecido com seu rival (deve ser o pai dele) irá passar por você, seguido de seu rival. Na Battle Tower tem 3 recepcionistas, a da esquerda e direita fazem algo à respeito de batalhas pelo Wi-Fi, enquanto o do meio te guia para as tradicionais batalhas da Battle Tower, que podem ser batalhas em dupla ou individuais e com adversários no lv.50 ou 100. Você terá de derrotar 7 treinadores de uma vez, podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas. Para mais informações da Battle Tower, desça até o fim deste guia da Battle Zone. Seus pokémons em levels maiores serão automaticamente reduzidos ao lv.50 enquanto estiverem lutando no Battle Tower.

SURVIVAL AREA
Agora volte à Fight Area e siga em direção à rota 225. Traga Rock Climb, Cut, Surf, pois tem uns itens bons a serem pegos aqui. Aqui você encontra Fearow, Raticate, Machoke, Roselia, Banette (à noite) e Skuntank (só em Diamond) em lvs.50-52, com exceção de Spearow e Rattata que estão em lvs.20 e 22. Há treinadores com pokémons acima do lv.50. Essa rota não é tão pequena quanto parece. Em um lugar tem uma casa onde te dão Fresh Water. No final estará na Survival Area.



Nada a fazer, apenas recupere seu pokémons. Se quiser, um cara na casa que está embaixo te dá o TM 42. Siga caminho à direita para a rota 226. Traga Rock Smash e Strength também. Aqui já é possível encontrar Golduck. Use Rock Climb direto aqui. Uma hora estará num lugar que se for em direção ao norte estará na rota 227 e à direita na rota 228. Vamos primeiro à rota 227.



Na rota 227 você encontra Camerupt, Rhydon, Golbat (à noite), Weezing e Skarmory em lvs.54-56, com exceção de Numel e Rhyhorn que estão em lvs.22 e 24. Nesta rota caem cinzas vulcânicas devido à Stark Mountain. Precisará fazer umas manobras com a bike aqui. No caminho encontrará seu rival e Crasher Wake (o líder do ginásio de água). Falarão sobre a Stark Montain e irão. Seu rival falará também de 21 vitórias na Battle Tower. Nesta rota também tem uma casa onde a velha recupera seus pokémons. Logo verá aquela pessoa de cabelo vermelho. Ele dirá que se chama Buck e que vai até a Stark Mountain (esse é mesmo o irmão do Flint da Elite 4!). Prossiga até chegar à Stark Mountain, use Rock Climb quando necessário.





STARK MOUNTAIN E HEATRAN
Aqui você pode achar Slugma e Magcargo. Fique esperto quando for empurrar as pedras com Strength. Vá pegando os itens que encontrar e abrindo caminho até encontrar seu rival, que falará sobre Buck, a Battle Tower e a Battle Zone.



Siga caminho até encontrar Buck novamente. Ele pedirá sua ajuda para chegar em um certo ponto da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, ele tem um Claydol lv.58. A tela mostrará uma visão um pouco mais ampliada que o normal, fazendo que os personagens fiquem pequenos.

Buck lutará ao seu lado comClaydol lv.58

Acho que você já se acostumou com essas pessoas que fazem batalhas em dupla ao seu lado, já sabe como funciona. Como todas as vezes que você anda com alguém, não poderá usar Surf e nem Rock Climb fora das batalhas. Já que está ao lado de Buck, aproveite e procure por treinadores para batalhar, use Strength e Rock Smash quando preciso.



Vá buscando por mais itens e tentando achar a saída. Quando Buck for embora, siga-o, ele pegará alguma coisa de pedra e irá embora. Se tiver um Escape Rope, apoveite agora para usá-lo. Depois disso, volte à Survival Area e fale com Buck na casa à esquerda do Centro Pokémon. Ele irá voltar à Stark Moutain para ver os resultados do terremoto que houve lá. Volte novamente à Stark Mountain (traga Ultra balls e Dusk balls para capturar um lendário). Quando estiver na parte em que encontrou Buck, aproveite para usar Rock Climb que andando com ele não dava para usar. Você poderá achar uns itens e cortar caminho fazendo isso. No final você verá que na última caverninha apareceu um Heatran lv.70. Lembre-se de salvar antes da batalha!



RESORT AREA
Pegue um pokémon com Rock Smash e Cut e volte à entrada da rota 228 (norte da Survival Area, em direção à Stark Mountain, você pode ir à direita chegando na rota 228). Aqui é onde há um deserto (como pode haver neve (em Snowpoint) e deserto (aqui) no lado norte de um mesmo continente? Só mesmo em Pokémon!). Para quem não sabe, no deserto há uma tempestade de areia, isso quer dizer que em todas as batalhas começará o Sandstorm automaticamente, ferindo todos os pokémons que não seja do tipo pedra, terra ou metálico (igual quando está nevando, que começa o Hail automaticamente, ferindo os pokémons que não são de gelo).

Aqui você encontra Dugtrio, Rhydon, Cacturne e Hippowdon em lvs.52-54, com exceção de Diglett e Cacnea que estão em lvs.23 e 25. Procure explorar toda a rota, pegando itens e derrotando treinadores. É nesta rota que você encontra o Move Tutor dos golpes mestres dos iniciais. Ele está numa casa e ensina Frenzy Plant (para Venusaur, Meganium, Sceptyle ou Torterra), Blast Burn (para Charizard, Typhlosion, Blaziken ou Infernape) ou Hydro Cannon (para Blastoise, Feraligatr, Swampert ou Empoleon). Esses golpes (Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon) funcionam como o Hyper Beam, tendo que recarregar depois de usado. Para que ele ensine, basta colocar um inicial no estágio final de evolução em primeiro na sua equipe.



Chegará na rota 229, onde você encontra Oddish, Gloom, Bellsprout, Weepinbell, Volbeat, Illumise, Ledian (de manhãzinha) e Ariados (à noite). Se joga Diamond você ainda encontra Roselia e Scyther, se joga Pearl, Purugly e Pinsir. Nesta rota tem outra saída para a rota 230, mas vamos deixar para explorá-la por último. Nada demais, apenas preocupe-se de explorar toda a rota, pegando itens, derrotando treinadores... a saída está no extremo sul. Na Resort Area não há nada interessante, mas para aqueles que precisam aumentar a felicidade de seus pokémons, aqui tem um spa e o Ribbon Syndicate, onde você pode comprar Ribbons, isso se você já tiver algumas. Agora pode explorar a rota 230, uma rota aquática, lá você pode encontrar treinadores e uma Rare Candy usando Rock Smash.

BATTLE TOWER
Na Battle Tower tem um líder, chamado Palmer, semelhante aos Frontier Brains em Emerald, pois é preciso passar por uma série de batalhas para chegar nele. Para isso é preciso falar com a recepcionista do meio e fazer batalhas individuais e com adversários no lv.50 ou 100 (se escolher 50, lute sempre no 50; se escolher 100, lute sempre no 100). Você terá de derrotar 7 treinadores de uma vez, podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas. Você usa apenas 3 pokémons em cada batalha.

Se você pensa que todos os lendários estão bloqueados, fique sabendo que não estão. Lá é possível que você use: qualquer um do trio de lendários das 4 gerações, Latias e Latios, Heatran, Cresselia e Regigigas. Tanto é que podem usar esses lendários contra você. Você só não poderá usar os lendários guardiões, lendários "bunitinhos" e lendários mestres. Se você ficou confuso, abaixo estão os lendários que NÃO são usados na Battle Tower:

Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin e Arceus.

Fora esses, todos os demais lendários podem ser usados.

Você luta com 7 treinadores, um de cada vez. Cada vez que você derrota 7 treinadores de uma vez (sem perder para nenhum dos 7) você completa 1 "round". Se você for derrotando 7 treinadores consecutivamente (sem perder), uma hora Palmer aparecerá.

Tower Tycoon Palmer

Na 21ª batalha (último treinador do 3º "round"), Palmer aparece e usa estes pokémons:

Rhyperior - Expert Belt - Flamethrower/Thunderbolt/Ice Beam/Rock Wrecker
Dragonite - Wide Lens - Stone Edge/Dragon Rush/Aqua Tail/Iron Tail
Milotic - Salac Berry - Hypnosis/Dragon Pulse/Hydro Pump/Recover

Na 49ª batalha (último treinador do 7º "round"), Palmer aparece e usa estes pokémons:

Heatran - BrightPowder - Dark Pulse/Magma Storm/Flash Cannon/Explosion
Regigigas - Chople Berry - Stone Edge/Ice Punch/Crush Grip/Brick Break
Cresselia - Leftovers - Shadow Ball/Psychic/Calm Mind/Moonlight

É impotante ganhar batalhas consecutivamente, se você perde uma batalha, a contagem de treinadores derrotados recomeça o zero.

O modo multibattle:

Falando com a recepcionista da esquerda você pode fazer batalhas ao lado de um amigo via DS Wireless. Mas além disso você pode batalhar ao lado dos treinadores que você ajudou durante o jogo. Falo de Cheryl, Mira, Riley, Marley e Buck, lembra deles? Se você já lutou ao lado deles terá a chance encontrá-los lá. Agora é a vez deles te ajudarem. Os pokémons deles já não batalham que nem bobos, agora eles realmente podem te ajudar a ganhar batalhas em dupla na Battle Tower. Lembrando que se você escolher essa opção o Palmer não aparece para lutar. Os pokémons deles podem variar:



Snorlax
Espeon
Umbreon
Porygon2

Cheryl da Eterna Forest
Blissey
Milotic
Latias

Latios
Gastrodon
Porygon-Z
Cresselia



Mira da Wayward Cave

Alakazam
Gengar
Zapdos
Espeon Gardevoir
Latios
Roserade
Magnezone Magmortar
Togekiss
Glaceon
Porygon-Z



Poliwrath
Machamp
Rhydon
Gyarados
Ursaring
Tyranitar
Blaziken
Riley da Iron Island
Breloom
Slaking
Hariyama
Medicham
Absol
Salamence

Metagross
Rampardos
Lucario
Toxicroak
Rhyperior
Mamoswine
Regigigas



Marley da Victory Road

Dugtrio
Electrode
Starmie Aerodactyl
Crobat
Sceptyle Swellow
Ninjask
Weavile



Umbreon
Forretress
Steelix
Shuckle Buck da Stark Mountain
Skarmory
Regirock
Regice
Registeel
Bastiodon Rhyperior
Probopass
Dusknoir
Cresselia

PHIONE & MANAPHY
Em um evento do jogo alternativo Pokémon Ranger (Nintendo DS), você tem a missão de pegar um ovo. O continente de lá chama-se Fiore, mas o ovo só pode ser chocado em Sinnoh. Então, é preciso trocar o ovo do jogo Pokémon Ranger para o jogo Diamond/Pearl. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até ele chocar, irá nascer um Manaphy lv.1.



Agora, tendo um Manaphy e um Ditto, basta cruzá-los no Day Care e sairá um ovo diferente. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até ele chocar, irá nascer um Phione lv.1. Estas são as formas de se obterem Phione e Manaphy.

DARKRAI E A NEWMOON ISLAND
Você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você receberá o Member’s Card. Vá à cidade Canalave e você poderá acessar o Motel que antes ficava trancado. Vá lá para dormir à noite e você será perturbado pelo Darkrai em seu sonho. Quando você acordar, o diário (journal) estará lá contendo a localização do Darkrai. Vá até o porto no sul da cidade e peça para te levar de barco até o local. Quando você chegar na ilha, poderá batalhar com o Darkrai, ele está no lv.40. Use bastante golpes lutadores nele se quiser ter vantagem, afinal, Darkrai não é do tipo fantasma e sim noturno.



SHAYMIN E O FLOWER PARADISE
Também você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você receberá o item Oak’s Letter (a carta do profº Carvalho). Com este item na mochila, vá à pedra branca que tinha na rota 224. Fale com o profº e a rota irá aumentar de tamanho. Esta Seabreak Path é uma extensão da rota 224, que vai dar direto no Flower Paradise. Atravesse o jardim de flores, no final, estará um Shaymin lv.30 te esperando.



ARCEUS E A HALL OF ORIGIN
Outro que você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você ganha Azure Flute. Com esse item em sua mochila, vá para o Spear Pillar no Mt. Coronet, naquele lugar onde você batalha com Dialga/Palkia. Ao entrar no Spear Pillar você tocará a flauta (Azure Flute). As escadas aparecerão e você subirá até o lugar onde o Arceus fica. Este é o pokémon em level mais alto que se pode capturar, ele está no lv.80, nunca nenhum pokémon apareceu no level 80 para ser capturado, portanto, esteja preparado.

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Detonado Pokemon diamond/pearl Part2
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